top of page

"A central nuclear de Three Mile Island foi cenário de um acidente que atingiu o nível 5 na Escala Internacional de Eventos Nucleares, em 28 de março de 1979. Localizada próxima a Harrisburg, capital da Pensilvânia, a usina sofreu superaquecimento devido a um problema mecânico, mas não chegou a explodir, pois os técnicos optaram pela liberação de vapor e gases. Apesar de não haver casos de mortes em razão da radiação, cerca de 25 mil pessoas entraram em contato com os gases, que foram liberados para evitar a explosão. No mesmo ano, uma comissão presidencial e a Comissão Nuclear Reguladora chegaram a seguinte conclusão: “ou não haverá casos de câncer ou o número será tão pequeno que nunca será possível detectá-los."

Fonte: http://educacao.globo.com/artigo/maiores-acidentes-nucleares-da-historia.html

 

"Foi o acidente mais significativo na história dos EUA. O sistema de resfriamento da usina nuclear  falhou, com isso, houve um derretimento nuclear parcial da Unidade 2 da Central Nuclear, a qual  sofreu uma fusão parcial, havendo vazamento de radioatividade para a atmosfera.Em menos de quatro horas, os gerentes da usina viram-se dentro de uma crise de proporções nacionais que precisou da interferência do governo federal. Empregados e população local não foram informados com precisão sobre o que realmente aconteceu e os riscos que poderiam ser gerados devido o acidente; Sabiam apenas que havia a possibilidade de sério risco de contaminação.O problema foi contornado com a redução da bolha e o resfriamento da usina. O acidente teve como consequência, conforme laudos de especialistas, de alterações genéticas das plantas entre outros problemas.O acidente da Central Nuclear de Three Mile Island foi classificado como nível 5, na Escala Internacional de Eventos Nucleares (INES); Na classificação, 7 é a categoria máxima."

Fonte: http://ambientalsustentavel.org/2011/three-mile-island/

 

"Depois de o escape da radiação ter sido descoberto, as pessoas foram alertadas a permanecer em casa. Especialistas não estavam certos se a bolha de hidrogênio poderia provocar outras fusões ou possivelmente uma gigantesca explosão. Como precaução o governador Thornburgh alertou “que as grávidas e as crianças pequenas deveriam afastar-se além de um raio de oito quilômetros da usina, até segunda ordem”. A advertência levou ao pânico. Em poucos dias, mais de 100 mil pessoas fugiram para as cidades circunvizinhas. Na tarde de 1º de abril, especialistas concordaram que não havia risco de a bolha de hidrogênio explodir. Aos poucos, o hidrogênio foi sendo retirado do sistema à medida que o reator perdia temperatura.A usina de energia nuclear de Three Mile Island foi construída em 1974 num banco de areia do rio Susquehanna, no estado de Pensilvânia, exatos dez quilômetros distante rio abaixo do edifício governamental em Harrisburg. Em 1978, um segundo reator de tecnologia avançada começou a operar em Three Mile Island, e foi saudado por gerar energia barata e confiável numa época de crise de energia.

Fonte: http://m.operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/10779/hoje+na+historia+1979++falha+tecnica+provoca+acidente+em+usina+nuclear+na+pensilvania.shtml

 

Resumo: 

O maior acidente nuclear dos estados unidos ocorreu em 1979, em uma usina nuclear perto da capital da Pensilvânia, houve  uma falha do sistema de resfriamento e com isso vazamento de material radioativo pela atmosfera. A situação foi resolvida quando de novo a usina foi resfriada e também quando reduziram uma bolha radioativa que havia se formado. Enquanto a situação não era resolvida as pessoas dos lugares próximos foram orientadas a permanecer em suas residências e grávidas e crianças a evacuar o local, como isso não houve mortes, apenas a alteração genética da flora e de áreas próximas a usina.

bottom of page