top of page

Um meio muito utilizado pela sociedade contemporânea é a energia nuclear, da qual desenvolve-se novas técnicas, que auxiliam nos diversos campos da atividade humana.

Sua aplicação beneficia principalmente na medicina, com a ressonância magnética nuclear, radiografia de raio X, tomografia computadorizada, entre outras funcionalidades; na agricultura, para aumentar a variabilidade genética das plantas; para produção de energia elétrica e de armas e bombas. 

Apesar de tantas vantagens, essa fonte energética é bastante discutida, devido à falta de segurança, ao destino do lixo atômico, além dos riscos de acidentes, como os conhecidos casos de Césio 137, Fukushima, Windscale e Chernobyl, o qual é considerado o maior acidente nuclear da história, matando mais de 100.000 pessoas a longo prazo.

Os Estados Unidos lideram a produção de energia nuclear, mas não é o país mais dependente dessa fonte. Países como França, Hungria e Bélgica fazem parte das nações com mais vínculo com esse recurso.

Por ser uma energia limpa, não agride diretamente o meio ambiente, mas cuidados para não ocorrer o vazamento radioativo são imprescindíveis.

Com o avanço tecnológico ao passar dos anos, a segurança não é mais um dos principais problemas para as usinas de energia nuclear, que vêm ganhando força no cenário geopolítico mundial.

 

bottom of page