top of page

Usina de Kyshtym - Rússia, 1957. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética estava empenhada em alcançar o poderio nuclear dos Estados Unidos. O governo contratou cientistas renomados para trabalhar em um programa que deu origem a uma dúzia de usinas atômicas pelo país, incluindo a construção da usina de Mayak, próxima à pequena cidade de Kyshtym. Mas a pressa em erguer o projeto foi negligente em relação à segurança. No dia 29 de setembro, uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo. As partículas liberadas contaminaram a região de Mayak e cidades próximas num raio de 800km. Como a cidade de Ozyorsk, sede da tragédia, não integrava oficialmente o mapa soviético, o acidente nuclear ficou conhecido como "O Desastre de Kyshtym", em referência à cidade vizinha. Na ocasião, o governo russo forçou a evacuação de 10 mil pessoas das áreas afetadas, privando-as de explicações. Só uma semana depois, com o surgimento dos primeiros efeitos físicos e anomalias, é que a população foi oficialmente informada sobre o acidente nuclear. Estima-se que pelo menos 200 pessoas morreram de câncer em decorrência da exposição à radiação. 
Fonte: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1445&evento=4

Criada em 1957, como fruto da corrida nuclear da União Soviética, a usina de Mayak sofreu uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares. O erro causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo.
A nuvem de gás contaminou a região em um raio de 800 km. Como a cidade de Ozyorsk, onde aconteceu o acidente, não estava no mapa soviético, o fato ficou marcado como “o desastre de Kyshtym”. Cerca de dez mil pessoas foram evacuadas, sem explicação do governo. Foram registradas pelo menos 200 mortes por causa da exposição à radiação.
Fonte:http://educacao.globo.com/artigo/maiores-acidentes-nucleares-da-historia.html

Mayak é o nome dado a um instalações nucleares conhecidos complexos localizados entre as cidades de Kaslo e Kyshtym, na província de Chelyabinsk, na Rússia.
É um dos pontos do planeta com mais poluição por material radioactivo, embora seja pouco conhecido porque as autoridades soviéticas tentaram esconder por 30 anos vazamentos nucleares vêm ocorrendo. 
Fonte: http://pt.energia-nuclear.net/acidentes-nucleares

Resumo:
Ocorreu na Rússia, no dia 29 de Setembro, esse acidente nuclear também ficou conhecido como " O Desastre de Kyshtym". Na construção do projeto de algumas usinas nucleares, incluindo a usina de Mayak, houveram negligências em relação à segurança. No dia do acontecimento, essa usina teve um problema no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares, e explodiu. Uma grande quantidade de radiação foi liberada causando consequências para a população e o meio-ambiente.

bottom of page